domingo, 1 de julho de 2012

POESIA NA ESCOLA: Uma forma significativa de aprendizagem.



resumo
o presente trabalho busca relatar que o trabalho com projetos nas escolas com poesia e demais formas poéticas faz com que  professor, aluno e comunidade perceba que tantos os aspectos cognitivos estruturais invariantes e gerais  quanto o conhecimento das mais diferentes ordem  da poesia tem o objetivo de demonstrar que a expressão do pensamento é mediado pela linguagem.pois com os alunos trabalhando a fala a leitura e a escrita por  meio de suas exposições e composições escrita e reescritas  eles podem expor suas emoções através dos recursos tão expressivo da língua poética.
palavras –chave: poesia, cidadania e aprendizagem                                

1 introdução   

com o avanço tecnológico e a diminuição da distancia e do espaço geográfico o ser humano esta ficando a cada dia mais egoísta e se fechando em seu mundo  usando como meio de comunicação os recursos tecnológicos  que o cercam. com esse fechamento o uso da criatividade, o senso critico a sensibilidade e outros valores estão se distanciando da convivência humana é necessário que haja meios para evitar que esses valores tão importante ao homem entre em total e completo esquecimento.
com esse pensamento  de resgate dos valores  humanos, principalmente em relação a  sensibilidade e o aprimoramento estético o centro educacional josué montelo  promoveu o concurso no dia 15 de junho 2011 o grande concurso através da mobilização pelos professores os alunos fizeram pesquisas sobre a poesia e outros gêneros textuais, após  a realização da pesquisa os alunos fizeram a exposição em cartazes portfólios e no dia do concurso encenações dramatizações declamações, exibiram vídeos com mensagens de incentivo  a leitura de poesia. tudo isso em um ambiente climatizado e com decorações de muito bom gosto onde os alunos  participaram agiram e interagiram com muita animação.
            o balanço que se pode fazer do trabalho realizado dentro das condições da escola, dos professores e dos alunos é que houve uma verdadeira apreciação por esse tipo de arte  que tem a palavra com ferramenta principal. fica então o recado para que tanto essa escola como outras venham a promover projetos semelhantes a esse para com isso formar cidadãos que tenha sensibilidade e possa ver o outro em cada um deles.
 2 poesia na escola 
             tendo em vista que a poesia  também faz parte da vida  de todos nós, não podemos deixar de lado os  nossos alunos, o qual buscamos resgatar os valores da  harmonia, do amor e da cultura e fazer sentido num mundo, onde a mídia faz as pessoas se afastarem mais uma das outras, ficando assim um vazio de fraternidade e amizade principalmente dentro de um ambiente propício, que é a escola, o lugar onde é formalizado e sistematizado o conhecimento.
            os princípios teóricos que norteiam nosso trabalho literário em prosa, na sala de aula, estão pautados na teoria sóciointeracionista da linguagem. a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua não é apenas um amontoado de palavras, nem é individual, mas acontece através da interação verbal, abrangendo todo o conhecimento que o locutor possui do interlocutor (destinatário), na sua responsabilidade e no diálogo, dentro de um sentido mais amplo, seja na fala (quem fala, fala para alguém e com alguém), na leitura (quem lê, decodifica, compreende, interpreta e apreende algo) e na escrita (o que se escreve responde a alguma coisa, pois confirma, discute ou propõe algo a um grupo social).
             nesse contexto nos interessa colocar que poesia será nossa opção de proposta de trabalho com objetivos previamente delineados, com ações planejadas e avaliadas quanto ao processo e produto final, sempre buscando auxiliar a formação dos alunos no processo ensino-aprendizagem, tornando-os leitores e produtores de textos mais proficientes. nessa proposta, cabe ao professores  propiciar a leitura e a escrita do gênero poético, pois é seu o papel de mediador do conhecimento no processo ensino-aprendizagem, através de estratégias e de uma postura educadora, interagindo e propiciando o crescimento intelectual do aluno.
 3 poesia crítica e pensamento: interdisciplinaridade 
            a poeticidade, como possibilidade estética, ancora a opção temática deste projeto interdisciplinar como contraponto às dificuldades cotidianas enfrentadas diante da competitividade, descartabilidade mercadológica, apego ao consumo, imediatismo e proliferação da violência e demais vértices interferentes que alunos e professores vivenciam  nas relações interpessoais, na sensibilidade à arte, à poesia, ao belo.


            a problematizarão temática, deste estudo, insere-se na busca de alternativas para a superação da agressividade, das dificuldades de relacionamento entre os alunos, do alto índice de evasão e reprovação e do desinteresse daqueles que chegam à escola - cansados e desanimados - após um dia de trabalho mal remunerado. neste contexto, lança-se o problema desta investigação.
            como processar a interligação da  poesia no pensamento crítico nos conteúdos curriculares na intencionalidade de humanização da práxis educativa através de atividades criativas para a produção textual?
a sondagem sobre o contexto e sobre os participantes, realizou-se pela abordagem qualitativa a partir dos referenciais de minayo (1994) através de entrevistas semi-estruturadas e observação, durante o 1º  bimestre de 2011, com alunos e professores de português, inglês, literatura e educação artística nas turmas de 6º ao 9º ano do     ensino fundamental do centro educacional josué montelo.



            as respostas às entrevistas indicam que os alunos participantes enfrentam uma grande dificuldade de leitura. por este motivo, a maioria deles, mostrou-se interessada em desenvolver atividades lúdicas de leitura, ilustração e produção de textos poéticos, pois dispõe de limitados recursos sócio-culturais e pouco tempo para o lazer, à arte e à literatura.

            a partir dos referenciais desenvolvidos coletivamente, com os sujeitos participantes, sintetizam-se as contribuições dos autores que mais os fascinaram e os incentivaram durante pesquisa e produção textual.

            as palavras de fazenda (1993) esclarecem o complexo termo ‘interdisciplinaridade’ como a troca entre os especialistas e a integração das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa em um regime de co- propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os interessados. a interdisciplinaridade depende, então, basicamente, de uma mudança de atitude perante o problema do conhecimento, da substituição de uma concepção fragmentária pela unitária do ser humano.

            para que o processo interdisciplinar seja dinamizado é preciso que derive de um projeto político-pedagógico concebido e executado coletivamente a partir de parcerias, integração e totalidade. isto é, o bom relacionamento entre os profissionais, convívio com as divergências, contradições e conflitos, adoção de valores coletivos em um processo de planejamento participativo para a tomada de decisões e definição de diretrizes gerais da escola através do diálogo. a totalidade une parceria e integração na articulação entre os “universos simbólicos específicos” para promover um processo de unicidade nas disciplinas e nas grandes áreas, pois trabalha as “partes do todo”.

             embora, cada disciplina tente isolar-se, só pode ser compreendida no contexto em que está inserida. como destaca gusdorf (1984), “a característica central da interdisciplinaridade consiste no fato de que ela incorpora os resultados de várias disciplinas, tomando-lhes de empréstimo esquemas conceituais de análise a fim de fazê-los integrar, depois de os haver comparado e julgado.”
para complementar os tópicos interferentes nas questões abordadas, cita-se assmann (2000) que salienta: “a educação terá um papel determinante na criação da sensibilidade social necessária para reorientação da humanidade”; estas palavras entrelaçam-se à reflexão de valéry (1999): pensar é criar através da “superabundância de expressões, graça e fantasia que distinguem a poesia, em oposição ao esforço intelectual consciente, à presença da objetividade e à razão do pensamento”.

             ao se relacionarem valores estéticos, formais, estruturais e de valoração, cita-se baudelaire que destaca: a apreciação crítica implica no domínio de diversas técnicas, imaginação e reflexão poética. este pressuposto é compartilhado por valéry (1999), para o qual poesia e crítica estão estreitamente ligadas: o verdadeiro poeta tem a sua ‘veia crítica’ assim como o verdadeiro crítico é orientado por sua ‘veia poética’.

             neste universo de (re)significação da poeticidade, recorre-se a bakhtin (1988) que leciona: a poesia é a manifestação de uma consciência poética que vê, imagina e compreende o mundo, não com os olhos de sua linguagem individual, mas com os olhos de outrem. em sua análise sobre a poeticidade da palavra no romance, este autor afirma que a língua é o meio vivo e concreto onde vive a consciência do artista da palavra, esta evoca um ou vários contextos nos quais emerge, o que sugere a intencionalidade de uma manifestação plurilíngüe em um diálogo de linguagens.

           além dos referenciais atuais, buscou-se o atemporal pensar de aristóteles, na tradução de bruna (1999) que destaca: “a obra do poeta não consiste em contar o que aconteceu, mas sim coisas possíveis no ponto de vista da verossimilhança ou da necessidade”; os alunos ficaram impressionados com a contemporaneidade e com as marcas da presença das palavras de aristóteles na poesia e na crítica atual.

           após as leituras individuais e em grupos, os alunos realizaram a produção textual com liberdade de escolha temática; finalmente, realizou-se a análise interpretativa das poesias produzidas, segundo as indicações dos autores já abordados e a categorização estabelecida por bardin (1997); também, levaram-se em consideração as características dos adolescentes que se encontram em constante busca/descoberta e, não raras vezes, em conflito consigo mesmo e o mundo.
             as categorias conceituais que mais se destacam na produção dos alunos foram: abandono, saudade, solidão, espera, encontro e/ou perda de um amor, ódio, conflitos familiares e político-sociais,  desemprego, exclusão, cultura da paz.
em algumas poesias emergem flagrantes ou discretas denúncias sobre as misérias impostas ao povo pela desigualdade social, sob dramas, conflitos não resolvidos, sonhos desfeitos e esperanças vãs.

             nas aulas de língua e literatura, realizaram-se as leituras, a produção textual e a tradução de poesias; em educação artística, os alunos fizeram a ilustração de poesias dos colegas. as atividades realizadas possibilitaram à união de referenciais teórico-práticos e recursos artístico-expressivos para permitir a co-autoria dos alunos como parceiros nesta empreitada cujos desafios esbarram na transposição dos modelos impositivos de resultados imediatos traduzidos em escalas de desempenho.

            pode-se afirmar que as expectativas e objetivos definidos para este projeto, foram além do esperado, pois se formou um sólido lastro epistemológico que influenciou a qualidade, a coerência, a criatividade e a estética dos poemas construídos e, principalmente, incentivou-se a leitura e a produção de poesias; seguramente ocorreu a integração dos conteúdos envolvidos e a interação entre os participantes; pois houve parceria, intencionalidade coletiva para a (re)produção e avaliação dos saberes e de atitudes sócio-culturais pelos laços de amizade e superação da timidez e dos próprios limites individuais.
espera-se que este estudo possa contribuir com a (re)significação da linguagem, da criatividade, da expressividade nas práxis pedagógicas através da sensibilização, da ternura, da afetividade e interligação de conteúdos, sentimentos e expectativas para a humanização da educação através de concepções sobre poesia e criticidade como atividades presentes no pensar cotidiano.
 
7 considerações finais 
a poesia na escola é uma forma atraente de aprendizagem e que gera conhecimento significativo, pois foi assim que para escolher a poesia vencedora foi preciso observar desempenho do aluno no decorrer do desenvolvimento do projeto, todos os alunos participaram das atividades relacionadas ao projeto, mesmo que poucos tenham suas poesias escolhidas e eternizadas na escola. com esse incentivo acreditamos que nossos alunos se sentirão mais ligados a esse tipo de expressão escrita apreciando lê-las, interpretá-las e talvez até escrevê-las, sanando assim suas dificuldades e aumentando seus conhecimentos. 
8  referências

aristóteles, horácio, longino. a poética clássica. são paulo: cultrix, 1990. tradução direta do grego e do latim de jaime bruna.

assman h. & sung j. competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. 2. ed. petrópolis, rj: vozes, 2000.

bardin, laurence. analise de conteúdo. lisboa. edições 70. 1997.

bakhtin, m. questões de literatura e de estética: a teoria do romance. tradução de aurora f. bernardini e outros. são paulo, hucitec e fund. para o desenv. da unesp, 1988.

fazenda, ivani. práticas interdisciplinares na escola. são paulo, cortez, 1991.

gusdorf, georges. interdisciplinaire . in enciclopédia universales, paris: payot, 1984.

minayo, maria cecília de souza (org.) pesquisa social – teoria, método e criatividade. 7ª ed. petrópolis: vozes, 1997.

valéry, p. poesia e pensamento abstrato. in: variedades. são paulo: iluminuras, 1999.

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